Ligações ou conexões de periféricos

Os pontos de ligação ou conectores entre uma motherboard e os periféricos podem ser de tipos diferentes e situarem-se em locais distintos.

Alguns desses conectores localizam-se na própria motherboard, como é sempre o caso do conector do teclado e do rato. Outros conectores de periféricos localizam-se em placas de expansão que encaixam nos slots da motherboard. É o caso, por exemplo, das placas gráficas ou de vídeo onde se ligam os monitores.

Certos periféricos são de uso genérico (servem para diversos tipos de periféricos), como é o caso de chamadas portas ou portos. Podemos identificar as seguintes portas:

  • Porta PS/2 - utilizado até hoje para conectar rato e teclado. As principais características são: rápida velocidade e ocupam pouco espaço.
  • Porta SÉRIE – a transmissão de dados é efectuada sob a forma de um fluxo ou série única de bits. Podem ligar-se, por exemplo: modems externos ou ratos antigos. Também conhecida como RS-232. É identificada como COM1 e COM2 (caso tenha duas portas serieis).
  • Porta PARALELA – a transmissão dos dados é efectuada através de vários fluxos simultâneos (paralelos) de bits. Numa porta paralela, podem ligar-se, como por exemplo as impres­soras.
  •  Porta USB (Universal Serial Bus) – podem ligar-se, como por exemplo: o teclado, o rato, o modem, impressoras, pendrives, etc.
  • Porta FIREWIRE (IEEE 1394) – é muito utilizada para ligar-se maquinas digitais, discos rígidos externos e entre outros.

Tanto a porta USB como a porta FIREWIRE, as transmissões são efectuadas com velocidades muito superiores às das portas série e paralela, sendo, por isso, incluindo unidades de CD e DVD externos.

 

Contactos

Edna Andrade

+2389891891

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode