Software de Sistema
Ao nível do software de sistema, o sistema operativo (SO) constitui a primeira e a principal camada de software de um sistema informático, indispensável ao seu funcionamento.
Sistemas operativos
Os sistemas operativos, conjuntamente com o tipo de processador para que foi criado, constitui aquilo que se costuma designar por plataforma computacional. Cada plataforma computacional determina que os programas de aplicação sejam escritos tendo em conta as suas características.
Um sistema operativo pode ser analisadas e dois níveis principais:
- Nível de núcleo (também designado por kernel), este é o nível de hardware (processador, memória, interacção com periféricos, etc.) e controlar as solicitações do utilizador e dos programas em relação a esses recursos de hardware.
- Nível da interface com o utilizador (por vezes também é designada Shell de comandos e, mais recentemente, GUI – Graphics User Interface), ou seja, interface gráfica do utilizador), este é o nível do SÓ em que o utilizador pode interagir com o sistema.
Quanto ao interface com o utilizador, os sistemas operativos podem ser de dois tipos fundamentais:
Sistemas operativos do tipo CLU – Command Line Interface, ou seja, sistemas operativos em que utilizador surge sob a forma de ecrã de texto, no qual o utilizador digita as instruções que pretende dar ao sistema através de uma linha de comando (daí designado command line).
Sistemas operativos de tipo GUI – Graphics User Interface – a interacção com o utilizador surge sob a forma de uma interface gráfica, normalmente com janelas (Windows), ícones (pequenos imagens), quadros de diálogo, botões de comando, etc; as instruções que o utilizador dá ao sistema são, na sua maior parte, sob a forma de acções do rato sobre os referidos elementos gráficos.
Entre os sistemas operativos do tipo CLI, baseados em linha de comando, temos:
- MS-DOS (Microsoft – Disk Operating System);
- Unix e as suas variantes, como o Linux.
Entre os sistemas operativos do tipo GUI, baseados em interfaces gráficas, destacam-se:
- As sucessivas versões do Microsoft Windows;
- As diversas distribuições actuais do Linux;
- MacOS – sistema operativo dos computadores Apple Macintosh.
Sistema operativo MS-DOS
O primeiro sistema operativo que se constituiu como parte integrante do standard IBM PC e dos restantes PC foi o MS-DOS (Microsoft – Disk Operating System).
O MS-DOS é um sistema operativo monotarefa (um só programa de cada vez) e com uma interface de utilizador baseada em linha de comando (CLI – Command Line Interface). Não é, portanto, um ambiente gráfica e, por isso, hoje em dia é pouco utilizado.
Sistemas operativos MS Windows
Actualmente, os sistemas operativos mais difundidos no mundo dos PC são os da “família” Microsoft Windows. Estes marcaram uma viragem, no mundo dos PC, para os ambientes gráficos (GUI – Graphics User Interface).
As primeiras versões dos ambientes de trabalho Windows que conheceram algum êxito ficaram conhecidas como Windows 3.x e surgiram entre 1985 e 1995. Deve, no entanto, esclarecer-se que estas versões do Windows não eram sistemas operativos propriamente ditos, mas sim ambientes de trabalho gráficos que se instalavam sobre o MS-DOS – esse, sim, o real sistema operativo.
As subsequentes versões do Windows 95 e 98 procuraram libertar-se do MS-DOS e afirmar-se como sistemas operativos autónimos, sem que, no entanto, o tivessem conseguido a 100%. Estas versões do Windows ficaram conhecidas por Windows 9x.
A primeira versão do Windows que surgiu integralmente como um novo sistema operativo sem qualquer relação com o MS-DOS foi o Windows NT (New Technology).
O Windows NT surgiu com capacidades acrescidas ao nível da segurança da informação e do trabalho em rede, apresentando-se em duas modalidades:
- Windows NT Server – destinado a gerir máquinas que desempenham o papel de servidor (Server) em redes de computadores;
- Windows NT Workstation – versão para os computadores que funcionam como estações de trabalho (workstations) ligadas em rede.
Com a entrada em 2000, a Microsoft lançou o Windows 2000, também en duas versões:
- Windows 2000 Server – para servidor de rede;
- Windows 2000 Profissional – uma versão para estações de trabalho ligadas em rede.
O Windows ME (Millenium Edition) surgia como uma nova versão para PC de uso doméstico.
Actualmente, as versões do Windows que estão a conhecer maior difusão são as seguintes: Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8, etc.